segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O Rito Extraordinário da Igreja

http://1.bp.blogspot.com/-r4GCy-BSF2w/TdnHGl_N7rI/AAAAAAAAABQ/mc_xj5tTUyg/s1600/image_thumb%255B1%255D.png

 1. O que é o Rito Extraordinário?
      A Santa Missa que temos hoje, que faz parte do Rito Ordinário da nossa Igreja (aquela que ocorre sempre), não foi a mesma desde o princípio da Igreja. As primeiras Santas Missas eram de costas para o povo, que em latim diz-se Versus Deum (voltado para Deus)e rezada toda em latim e os paramentos dos sacerdotes eram um pouco diferentes dos de hoje. Depois do Concílio Vaticano II, uma grande reunião de bispos com o papa, a Igreja fez uma revisão deste antigo rito, formando uma nova liturgia, assim, realizando uma reforma para a Missa do Rito Antigo, e transformando-a no que é hoje. Podemos notar as diferenças já na posição do sacerdote, onde ele fica virado para o povo, em latim diz-se Versus Populum (voltado para o povo), e a Missa já é rezada em língua vernácula, ou seja, na língua oficial da região onde é celebrada.
      Porém, a Santa Missa na forma extraordinária NÃO ESTÁ PROIBIDA, OU ABOLIDA, ela ainda é aceita pela Igreja Católica, mas é pouco celebrada em comparação ao Rito Novo.   
2. Vídeos oficiais da Santa Sé, para referência aos padres que queiram celebrar a Missa no Rito Extraordinário
     Trago-lhes hoje 5 vídeos oficiais da Santa Sé, criados pelo Vaticano, mostrando detalhadamente cada passo a ser seguido durante a Santa Missa do Rito Antigo, também chamada de Rito Extraordinário, Missa de Sempre, Missa de São Pio V, bem como outros nomes; todos estes são atribuídos à mesma forma do Rito Extraordinário.







                    
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/02/Missa_tridentina_002.jpg
     3. Conclusão

 A dimensão da Liturgia Antiga é imensa, realmente fantástica! Tem um significado muito profundo e se faz necessário que os antigos costumes da Igreja sejam plenamente preservados com sabedoria. A intenção do Concílio Vaticano II foi de proporcionar uma mudança em diferentes aspectos do Rito para que fosse atendido o principal objetivo desta reunião de bispos do mundo inteiro e do papa João XXIII, e depois com o papa Paulo VI, de fazer a participação dos fiéis ATIVA, CONSCIENTE, PLENA E FRUTUOSA, como dizem os próprios documentos do Concílio. 
Ambos os ritos nos proporcionam poder conhecer um pouco mais da Graça de Deus por meio da Celebração da Eucaristia. Cada um, ao seu modo, e com suas particularidades, não deixam de colocar como centro da celebração Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é para onde todo nós devemos nos voltar e, à exemplo dEle, sermos verdadeira Luz neste mundo de tanta escuridão e esquecimento das coisas de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...