terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Quarta-feira de Cinzas: 10 curiosidades que todo católico deveria saber

     "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra" (Gn 2,7); "até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás" (Gn 3,19).



Muito perto de iniciarmos o Tempo dQuaresma, tempo de preparação para a Páscoa, que começa na próxima quarta-feira, 1º de março, recordamos algumas questões essenciais que todo católico precisa saber para poder viver intensamente este tempo.
1 - O que é a Quarta-feira de Cinzas?
É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a converter-se e a preparar-se verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.
A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoam e impõem as cinzas obtidas da queima dos ramos usadas no Domingo de Ramos do ano anterior.
2 - Como nasceu a tradição de impor as cinzas?
A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.
A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos quase 400 anos d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma impõe as cinzas no início deste tempo.
3 - Por que se impõem as cinzas?
A cinza é um símbolo. Sua função está descrita em um importante documento da Igreja, mais precisamente no artigo 125 do Diretório Sobre a Piedade Popular e a Liturgia
“O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das Cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que cada batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Devem ajudar aos fiéis, que vão receber as Cinzas, para que aprendam o significado interior que este gesto tem, que abre a cada pessoa a conversão e ao esforço da renovação pascal”.
4 - O que simbolizam e o que recordam as cinzas?
A palavra cinza, que provém do latim "cinis", representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Esta adotou desde muito cedo um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência.
A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra" (Gn. 2,7); "até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás" (Gn. 3,19).
5 - De onde provém as cinzas utilizadas neste dia?
Para a cerimônia devem ser queimados os restos dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estes, recebem água benta e logo são aromatizados com incenso.
Papa Bento XVI recebendo as
cinzas sobre a cabeça 

© 2012 - L'Osservatore Romano
6 - Como se impõe as cinzas?
Este ato acontece durante a Missa, depois da homilia e é permitido aos leigos ajudarem o sacerdote. As cinzas são impostas na fronte ou sobre a cabeça, em forma de cruz, enquanto o ministro pronuncia as palavras Bíblicas: "Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar" ou "Convertei-vos e crede no Evangelho".


7 - Quem pode receber as cinzas?
Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive as não católicas. Como explica o Catecismo (1670 ss.) "sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela". Portanto, os sacramentais são um caminho que conduz aos Sacramentos.
8 - A imposição das cinzas é obrigatória?
A Quarta-feira de Cinzas não é dia de preceito e, portanto, não é obrigatória. Não obstante, nesse dia muitas pessoas costumam participar da Santa Missa, algo que sempre é recomendável.
9 - Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza na fronte?
Não existe um tempo determinado, depende, exclusivamente, do fiel. Contudo, diz uma antiga tradição que a pessoa permanece com as cinzas até o por do Sol.
10 - O jejum e a abstinência são necessários?
Segundo o Cânone 1.252, do Código de Direito Canônico, estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado 14 anos de idade; e, estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade (ou seja, acima de 18 anos) até os 60 anos começados.

O jejum e abstinência são obrigatórios na Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa. Fora dos limites estabelecidos no cânon 1.252, é opcional o jejum e a abstinência nele mencionados.
Todas as sextas-feiras da Quaresma também são de abstinência obrigatória. Outras sextas-feiras do ano também, muito embora em cada país possa ser determinado pela Conferência dos Bispos a substituição desses exercícios espirituais, totalmente ou em parte, por outras formas de penitência, principalmente por obras de caridade e exercícios de piedade.
| Texto adaptado de:
MARINA, Diego López. Onze coisas que todo católico deve saber sobre a Quarta-feira de Cinzas. 2016. Disponível em: <http://www.acidigital.com/noticias/once-coisas-que-todo-catolico-deve-saber-acerca-da-quarta-feira-de-cinzas-95061/>. Acesso em: 04 fev. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...